Periodontia: conheça os três diferenciais dessa especialidade da odontologia

Confira neste conteúdo as principais curiosidades sobre a periodontia e como os tratamentos podem garantir uma melhora na saúde bucal dos seus pacientes.

Periodontia: conheça os três diferenciais dessa especialidade da odontologia


A periodontia é uma das grandes especialidades da odontologia. Afinal, é a partir dela que temos conhecimento sobre os cuidados bucais e as doenças que podem prejudicar a saúde dos dentes. No entanto, a área não trata apenas isso, a periodontia é a especialidade responsável por cuidar dos tecidos que dão sustentação para os nossos dentes. Tudo isso como forma de prevenir, diagnosticar e tratar problemas que possam atingir a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.


Neste conteúdo especial, contamos um pouco sobre os três diferenciais da especialidade. Continue a leitura e veja!


Periodontia: três diferenciais sobre a área


1. Quais são especialidades a periodontia pode atuar?


O profissional da periodontia pode atuar na área clínica ou estética. Entenda abaixo o que cada uma trabalha. 


Periodontia Clínica: essa área é voltada a realizar o tratamento e prevenção de doenças da gengiva e tecidos periodontais. Aqui, todos os procedimentos são terapêuticos, para conquistar novamente a saúde bucal do seu paciente.


Periodontia Estética: nesse segundo caso a área é responsável por garantir a simetria entre os dentes, tecidos do periodonto e a face do paciente. E para o sucesso do tratamento os procedimentos são feitos para harmonizar o conjunto de modo geral. 


2. Quais doenças são tratadas na periodontia?


Entre as doenças comuns da periodontia podemos citar: periodontite, gengivite e abscesso dentário. Todas são processos inflamatórios ou infecções relacionadas à gengiva, que no caso de atingir os tecidos do periodonto, leva a um grau de mais gravidade.


Periodontite: a inflamação que atinge os tecidos mais profundos da periodonto. Porém, nos casos mais severos, pode atingir os ligamentos periodontais e osso alveolar, responsáveis por manter os dentes presos na boca. Caso não seja tratado, pode levar a perda dos dentes.


Gengivite: a inflamação da gengiva causada, na maioria das vezes, por acúmulo de bactérias e placas em volta do dente. 


Abscesso dentário: inflamação mas com o acúmulo de pus em ponto específico da boca (na raiz do dente ou envolta dele). Com isso, há dois tipos de abscesso: periodontal e periapical. Ambos acontece a formação de nódulo que provoca incômodo e dor, devido a uma infecção bacteriana.


3. Quais cirurgias os profissionais da periodontais podem realizar?


As cirurgias que o periodontista realiza visam tratar os problemas ou valorizar a estética dos pacientes. Entre elas estão: a gengivectomia, e gengivoplastia, o enxerto gengival e a frenectomia.


Especialização em periodontia: venha ser um aluno IOA Salvador 


A especialização em periodontia do IOA Salvador abordará a introdução ao estudo da bioética, os aspectos antropológicos da saúde e doenças bucais, os princípios bioéticos em pesquisa, Res. CNS 196/96 e normas subsequentes, bioética aplicada à clínica odontológica, bioética e saúde pública, bioética e biossegurança na prática odontológica. Tudo isso unindo o ensino teórico e prático em pacientes. 


O curso tem duração de 24 meses, com a renomada professora Kaliane Rocha. As aulas iniciaram no dia 3 de junho, no entanto, ainda restam algumas vagas. Venha alavancar a sua carreira profissional com a especialização em periodontia do IOA Salvador. Entre em contato conosco e faça sua inscrição agora mesmo.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

Chame no WhatsApp agora
Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.
ALUNOS PACIENTES
QUAX - Sites & Sistemas